quarta-feira, 2 de maio de 2007

Melquisedeque # 11


QUEM É ESTE MELQUISEDEQUE 11

Em 6 de Agosto de 2000

O Deus Soberano

QUEM É ESTE MELQUISEDEQUE? PAR 27
1 TIMOTEO 6:15 A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso SENHOR, Rei dos reis e Senhor dos senhores;

Agora, esta escritura traz um atributo muito importante. Nisso deveria considerar em conhecimento de Deus. Deus é Soberano. Muitas pessoas não acreditam que Deus é Soberano. Na realidade eu estou seguro muitos de vocês não compreendem totalmente esta soberania de Deus.

Hoje entre os cristãos muitos nem crer na soberania de Deus e os que dizem crer não entendem isso.
Há mais Católicos fabricando cristãos que qualquer outro grupo de pessoas, e entre eles é proibido acreditar na soberania de Deus.

No arquivo Oficial católico eles dizem, nos "deixe lhe Permitir crer em que predestinação é anátema, que significa ser marcado com ferro como um herege e atacar por destruição”.

Você talvez encontre alguns, e eu quero dizer que mui poucas pessoas que até mesmo dizem acreditar que Deus é Soberano, mas quão distante eles estão na sua compreensão, não está muito claro.

Porém, em nossa leitura do sermão do Irmão Branham sobre Quem é este Melquisedeque?, Esta manhã. Ele disse, “este homem que veio encontrar-se com Abraham não era outro que Mesmo Deus.” Então ele qualifica sua declaração para levar isto a nós em 1 Timóteo 6:15, e que é onde nós queremos focalizar nossos pensamentos esta manhã

Você sabe que temos gastado uma grande porção de tempo tratando de conhecê-lo mais.

Na verdade eu creio que nosso esforço número um como um cristão é talvez gastando o tempo lendo Sua Palavra em Oração, tratando de conhecê-lo melhor.

Eu creio que é o desejo de cada verdadeiro filho de Deus nascido de novo.

Porém note que escritura o Irmão Branham nos toma primeiro em nosso estudo sobre Melquisedeque. 1° Timóteo 6:15. Agora por que isto faria a primeira escritura dele?

1 TIMOTEO 6: 15 A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso SENHOR, Rei dos reis e Senhor dos senhores;

Note que Paulo nos diz que esse Deus é o ÚNICO
Potentado. Agora esta palavra que Paulo escolheu usar vem da palavra grega que significa “ser poderoso ou poderoso” ou “ser mostrado para a si mesmo poderoso”, “Ser hábil”, “ter poder”.

Isto eu creio fala da soberania de Deus.

A.W.Pink escreveu em seu livro “A Soberania de Deus”, disse:

A soberania de Deus é uma expressão que uma vez se espalhou de uma forma geral. Era uma frase normalmente usada em literatura religiosa. Era um tema que freqüentemente se expunha nos púlpitos. Era uma verdade que lhes trouxe consolo a muitos corações e deu virilidade e estabilidade ao caráter cristão. Porém hoje, mencionar a soberania de Deus é, em muitos casos, falar em uma língua desconhecida. Nós estávamos anunciando do púlpito que o assunto de nosso discurso seria a soberania de Deus, parecia muitíssimo como se houvéssemos pedido emprestado uma frase de um dos idiomas mortos. Oh! isso deveria ser deste modo. Oh! que a doutrina que é a chave à história, o intérprete da providência, a urdidura e enredo (trama) da escritura, e a fundação da teologia Cristã deve está tão tristemente abandonada e assim tão pouco entendida.

A “soberania de Deus.” O que nós queremos dizer com esta expressão? Nós queremos dizer a SUPREMACIA de Deus, a MAGESTADE de Deus, a Deidade de Deus.

Dizer que Deus é Soberano é declarar que DEUS É DEUS! Dizer que Deus é Soberano é declarar que Ele é o mais Alto,

DANIEL 4:35 “35 E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?

Dizer que Deus é soberano é declarar que é o Onipotente, o possuidor de todo poder no céu e na terra de modo que ninguém pode derrotar Seus conselhos, frustrar Seu propósito, nem resistir Sua vontade.

Salm. 115:3 Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.

Dizer que Deus é soberano é declarar que Ele é “O Governador entre as nações” (Salm. 22:28 Porque o reino é do SENHOR, e ele domina entre as nações.),

Estabelecendo reinos, derrotando impérios, e determinando o curso das dinastias como a Ele agradar melhor.
Dizer que Deus é soberano é declarar que Ele é o “Único potentado, o Rei de reis, e Senhor de senhores”
Esse é o Deus da Bíblia.

Como você sabe, nós cremos na DEIDADE de Deus. Se você se recorda quando estudamos este tema da Deidade, nós começamos por mostrar que é uma palavra composta que é tomada de duas palavras,

Deus e o estado um significado do sufixo ou qualidade de ser. Por conseguinte em estudar o estado de ser de Deus, nós deveríamos ter presente a primeira e coisa mais importante.

Quando nós examinamos o capuz do sufixo sobre o significado que nós vemos como isso se usa referindo-se a um menino jovem, na palavra menino (ou moço jovem), entretanto quando nós mostramos como aquele menino se torna um homem nós não mais pensamos agora quanto a mocidade ou adolescência, mas quanto a que os atributos mostrariam em manifestação da condição de homem.

Assim Paulo também nos disse em 1° Corintios 13:9-12, falando desta transição, disse: “Quando era menino falava como menino e atuava como menino porque pensava como menino, porém quando me tornei homem deixei de lado as coisas infantis.”

Também vemos em HBREUS 5:13 que Paulo novamente faz referência a diferença entre hábitos de um menino e o habito de um homem. “Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino”

Por conseguinte a Deidade de Deus fala da qualidade e estado de Deus para ser Deus. O que Ele é essencialmente e o que Ele é intrinsecamente, o qual tem que ver com Sua Natureza verdadeira, Sua Natureza interior, Seu Ser Inato.

E nós sabemos que para entender a Deidade de Deus, devemos vê-lo em Sua Natureza Verdadeira, e como Ele verdadeiramente é. E sendo que Deus não é um Ser visível, então deve haver um veículo (meio) através do qual o veríamos como Ele verdadeiramente é.

E isso nos leva a 1° JOÃO 3: 1-3 “ VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. 3 E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.”

E vemos então que Deus usou o APARECER nesta hora para se fazer conhecer a Si Mesmo de uma maneira que não o fez am 2.000 anos.

Deus usou Seu Filho para declarar-se a Si Mesmo e mostrar-se a Si Mesmo, porém o homem pôs um remendo nisso (uma interpretação. Trad.) confundindo a compreensão da Deidade e fazendo do Filho uma das três pessoas que compõe a Deidade. (ou fazendo de Jesus a segunda pessoa de uma suposta trindade. Trad.)

Jesus, o Filho não está na Deidade. Não, em qualquer maneira ou forma. Mas a plenitude da Deidade estava Nele porque foi do agrado do Pai que nEle (em Jesus) deveria morar toda a plenitude.

"Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas." (Apoc. 4: 11)

Soberania caracteriza o Ser inteiro de Deus: nos permite observar como marca todas Sua maneiras e tratos.

Na grande extensão da Eternidade, a qual se extende para traz de Gênesis 1:1, o universo não foi nascido e a criação só existiu na mente do grande Criador. Em Sua majestade soberana, Deus morava de todo só. Nos temos nos referido a isso longe do período distante antes que os céus e a terra fossem criados.

Não havia então nem anjos que cantasse louvores a Deus, nenhuma criatura para ocupar a advertência dEle, nenhum rebelde para ser trazido em sujeição.

O grande Deus estava todo só no meio do silêncio atroz de Seu próprio imenso universo.

Porém mesmo neste tempo, se pudéssemos chamar de tempo, Deus era Soberano. Ele pode criar ou não criar de acordo com o próprio bom desejo dEle. Ele pode criar deste modo ou daquele modo; Ele pode criar um mundo ou um milhão de mundos, e quem estava ali para resistir Sua vontade?

Ele pode chamar a existência a um milhão de criaturas diferentes e levá-las em igualdade absoluta, as dota das mesmas faculdades e as põe em o mesmo ambiente; ou, Ele pode criar um milhão de criaturas diferentes uma das outras, e não possuir nada em comum guardando sua criação, e quem estava ali para desafiar Seu direito?

Se assim lhe agradou, Ele pode chama a existência um mundo tão imenso que suas dimensões eram absolutamente, mas além da computação finita; e Ele assim o dispôs, Ele pode criar um organismo tão pequeno que nada más que o microscópio más poderoso poderia revelar sua existência aos olhos do ser humano.

Este foi Seu direito soberano para criar, em uma mão, o Serafim exaltado para queimar ao redor de Seu Trono, e por outro lado, o inseto diminuto que morre na mesma hora que nasce.

Se o poderoso Deus escolheu ter uma imensa graduação em Seu Universo, do mais alto Serafim ao réptil que se arrasta, de mundos rotativos a átomos flutuantes , de macrocosmos ao microcosmos, em lugar de fazer tudo uniforme, quem estava ali para perguntar, (ou argumentar Trad.) sobre Sua Soberana vontade?

HÁ AQUI ENTÃO O EXERCÍCIO DE SOBERANIA DIVINA ANTES QUE O HOMEM EM ALGUM MOMENTO VIESSE A LUZ

Com quem tomou Deus conselho na criação e disposição de Suas criaturas?

Veja os pássaros quando voam pelos ares, as bestas quando vagam na terra, o peixe quando nada pelo mar, e então você se pergunta; quem era este que os fez diferir? Não foi seu Criador quem soberanamente nomeou as várias situações deles e adaptações a eles?!

VOLTA TEUS OLHOS AOS CÉUS e observe os mistérios da Soberania Divina que ali confronta o espectador pensativo:
Uma é a gloria do sol, e outra a gloria da lua, e outra a gloria das estrelas; pois uma estrela é diferente de outra estrela em gloria” - (1° CORINTIOS 15:41)

Mas, porque deveria ser o sol mais glorioso que todos os outros planetas? Porque haveria ali estrelas de primeira magnitude (grandeza) e outras de décima?

Porque tais desigualdades assombrosas? Porque alguns dos corpos celestiais são postos mas favoravelmente que outros em sua relação com o sol?

E porque deveria estar ali as “estrelas do tiroteio,” Estrelas caídas”, “estrelas errantes” (Judas 13), em outras palavras, estrelas arruinadas?

Existe somente uma resposta possível ; Apocalipse 4:11 “ porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas. “

VEM AGORA A NOSSO PROPRIO PLANETA
Por que dos terços de sua superfície está coberta com água, e porque outra parte é incapaz (impróprio) para o cultivo humano ou habitação?

Porque que ali há imensa porção de superfície coberta com pântanos, desertos e também gelo?

Por que alguns rurais (sitio) são tão inferiores topograficamente de outros? Porque uns estão fecundos, e outros quase estéril?

Porque uns são ricos em minerais e outros nada se aproveita? Por que o clima de um é tropical e saudável, e o outro é incompatível com nossa saúde?

Porque um abunda em rios e lagos, e o outro está quase desprovido deles? Por que um constantemente está em problemas com terremotos, e o outro está quase completamente livre deles?

POR QUE? Porque assim agradou ao criador e sustentador de todas as coisas.

OLHE AO REINO ANIMAL e note a maravilhosa variedade. Que comparação é possível entre o leão e o cordeiro, o urso e o menino, o elefante e o rato?

Alguns, como o cavalo e o cachorro, estão dotados de grande inteligência; enquanto outros, como a ovelha e o porco, estão quase desprovidos dela? Porque?

Alguns estão projetados para serem bestas de cargas, enquanto outras desfrutam de uma vida de liberdade.

Mas porque a mula e o asno são encadeado a uma vida de trabalho pesado, enquanto o leão e o tigre se lhes permite vagar na selva ao seu bel prazer?

Alguns atacam por comida, outros são incapazes; alguns são belos, outros feios; alguns dotados de grande força, outros estão bastante desvalidos; alguns estão armados de pé, outros podem escassamente arrastar-se, veja o contraste entre a lebre e a tartaruga;
Alguns estão para uso do homem, outros parecem ser sem nenhum valor; alguns vivem por séculos, outros vivem no máximo alguns meses, alguns são domados, outros são ferozes.
Mas por que esta variação e diferença?

O que é verdadeiro nos animais é igualmente nos pássaros e peixes.

Mas AGORA CONSIDERE O REINO VEGETAL.
Por que as rosas tem espinhos, e as açucena crescem sem eles? Porque uma flor emite um aroma agradável e outra não tem nenhum?

Porque uma árvore sustenta fruta saudavel e outra uma fruta venenosa?
Por que um vegetal é capaz de permanecer geado e outro baixo se mesma marcha?

Por que uma árvore de maça é carregado com fruta, e outra árvore da mesma idade e no mesmo jardim é quase estéril?

Por que uma planta da flor uma dezena de vezes ao ano e outras soltam seus gassulos apenas uma vez em um século?

NA VERDADE, Salmos 135.6 “Tudo o que o SENHOR quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos.”

CONSIDERE AS HOSTES AGELICAIS.
Certamente encontraremos uniformidade aquí. Mas nenhum; ali, como em outra parte, se desdobra a mesma vontade soberana do Criador. Alguns estão mais altos em linha que outros; alguns são mas poderosos que outros; alguns estão mais próximos de Deus que outros.

A Escritura revela um definido e bem definida graduação entre as ordens angelicais.

Do Arcanjo, Serafim e Querubim, nos vemos a “principados e poderes” (Efesios 3:10)

E de principados e poderes a “governantes” (Efesios 6:12)
E então aos anjos mesmos, e mesmo entre eles nos lemos sobre “os anjos eleitos” (1Timoteo 5:21)

Novamente perguntamos, porque esta desigualdade?, esta diferença em linha de ordem?

E tudo o que podemos dizer é?
Salmos 115:3 “Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou. “

Se então vemos a soberania de Deus desdobrado em toda a criação, por que isto é um pensamento estranho se NÓS VEMOS ISTO AQUI OPERAR EM MEIO A FAMÍLIA HUMANA?

Por que este pensamento estranho se um Deus está contente em dar cinco talentos a um e a outro só um?

Por que este pensamento estranho se um nasce com uma constituição robusta e outro dos mesmos pais nasce frágil e doente?

Porque este pensamento estranho se Abel é cortado na idade de sua juventude, enquanto Caim sofre para viver muitos anos?

Por que este pensamento estranho que alguns devem nascer negros e outros brancos, alguns nascem idiotas e outros com alto cociente intelectual; alguns nascem constitucionalmente letárgicos e outros cheios de energias; alguns nascem com um temperamento que é egoísta, excêntricos , ególatra, e outros são naturalmente sacrificadores de si mesmos, submissos e mansos?

Porque este pensamento estranho se alguns estão qualificados por natureza para levar e mandar, enquanto outros estão só para seguir e servir?

Herança e meio ambiente não podem explicar toda estas variações e desigualdades. Niguém; é DEUS quem fez um diferir do outro.

Porque o fez Ele? “mesmo assim, Pai, pois a te agradou fazê-lo” deve ser nossa constatação.

Aprenda então esta verdade básica, que O CRIADOR É COMPLETAMENTE SOBERANO, EXECUTANDO UM PROGRAMA A SUA PROPRIA VONTADE, EXECUTANDO SEUS PROPRIOS DESEJOS, E NÃO CONSIDERANDO NADA SENÃO SUA PROPRIA GLORIA.

" O SENHOR fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal. " (Prov. 16: 4).

E não tinha Ele o direito perfeito? Desde que Deus é Deus, quem desafiou o reto de Sua prerrogativa?

Murmurar contra Ele é rebelião grosseira. Perguntar Suas maneiras é impugnar Sua sabedoria.
Para criticá-lo, é pecado do mais profundo calibre. Nós esquecemos QUE É ELE?

ISAIAS 40:17-18 “Todas as nações são como nada perante ele; ele as considera menos do que nada e como uma coisa vã.
18 A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis? “

COMO DEVERIA SER NOSSA ATITUDE PARA COM A SOBERANIA DE DEUS?
------------------------------------------------------------------------------------------------

Este sermão pelo foi pregado originalmente em inglês pelo Rev Brian Kocourek, e traduzido para o espanhol pelo Rev Mário Nina, La Paz, Bolívia.

Esta tradução para o português foi feita em Agosto de 2005 por D. Rosendo
Tabernáculo Fé Perfeita, Francisco Morato SP.
Estamos transmitindo a Doutrina Da Mensagem no seguinte link,

Nenhum comentário: